capoeira


sexta-feira, 9 de abril de 2010

Inteligência Coletiva e Navegar no Ciberespaço

Segundo Pierre Lévy Inteligência Coletiva é uma inteligência distribuída por toda a parte, incessantemente valorizada e coordenada em tempo real, que resulta em mobilização efetiva das competências.
Inteligência Coletiva é um conceito surgido a partir dos debates promovidos por Pierre Lévy sobre as tecnologias da inteligência, caracterizado por um novo tipo pensamento sustentado por conexões sociais que são viáveis através da utilização das redes abertas de computação da Internet. A disseminação de conteúdos enciclopédicos sobre plataformas Wiki é um exemplo da manifestação desse tipo de inteligência, na medida em que permite a edição coletiva de verbetes e sua hipervinculação.
A Inteligência Coletiva vem construir e disseminar os saberes globais, baseados no acesso à informação democratizada e sua constante atualização e facilitando a troca de informações. Com os recursos da Internet, fica cada vez mais fácil lançar mão dessas possibilidades para ampliar (no tempo e no espaço) a inteligência coletiva.
Ciberespaço é um espaço de comunicação que descarta a necessidade do homem físico para constituir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação, necessária para a criação de uma imagem anônima, que terá comunhão com os demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário